A verdade que nunca te contaram sobre a rodada de investimento

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Em uma rodada de investimento você conversará com dezenas de investidores para obter o financiamento da sua startup. Logo sua apresentação e argumentação não podem deixar dúvidas.

Inclusive, é preciso apresentar aos investidores-anjos dados reais e objetivos para que eles possam ter uma visão holística do negócio. Mas quais critérios são analisados por eles? Neste post, responderemos a essa pergunta. Então continue a leitura para ficar bem informado!

Aumente as chances de rentabilizar seu negócio

Os investidores fazem um mix de apuração de dados e know how de rentabilidade de um negócio, no entanto essa avaliação não é exata, e sim subjetiva. Cada um tem seus critérios de análise, mas alguns são comuns.

Procure afinidades

A escolha dos investidores-anjos por uma startup é baseada também na emoção. Eles vão comprar o seu entusiasmo de realizar um sonho. Por isso, busque pessoas que se identifiquem com suas afinidades e com seu negócio.

Selecione potenciais investidores, filtrando quais poderão ajudar ao longo da jornada e, também, pessoas interessadas em participar de uma startup. Os possíveis anjos podem ser encontrados na família, em sua profissão e no ecossistema. Assim, marque uma reunião com cada um deles para fazer o pitch de vendas.

Entendendo o interesse do investidor

Ao apresentar o projeto, o anjo deverá sair de lá entendendo o seu real interesse e com os feedbacks esclarecidos para que a negociação avance. Em contrapartida, você também tem que compreender os objetivos dele para investir na sua empresa. Logo faça outras reuniões, mas aja com elegância e sem forçar a situação para que ele se posicione rapidamente.

O investidor disse sim

Chegou a reta final. Dos seus leads, pelo menos 50% devem ser sérios e interessados em fazer o aporte na startup, porque parte deles desistirão. Depois que os investidores confirmarem o investimento, solicite que seja por escrito. Após, crie um senso de urgência e faça um cronograma com prazos a serem cumpridos e envie a eles por e-mail.

Compreenda como funciona a rodada de investimento

Qualidade dos empreendedores

Quem quer empreender necessita de um planejamento estratégico para conseguir atingir seus objetivos, que deve estar claro para os investidores-anjos. Isso demonstra que a pessoa conhece profundamente seu negócio.

Dessa forma, uma das maneiras para realizar o planejamento é criar um Canvas, que é um método visual do modelo de negócio. Por meio dele é demonstrado o público-alvo e as entregas de valor direcionadas a eles, além de parcerias importantes para o andamento da empresa e as fontes de receitas para que o empreendimento se desenvolva.

Tamanho do mercado

A pesquisa de mercado não traz somente números, mas pode obter dados qualitativos que ajudarão no discurso para favorecer sua ideia. Ainda, possibilita benefícios, como conhecer melhor o seu consumidor, validar hipóteses de preferências, crenças, hábitos de consumo e analisar a praça em que será trabalhada. Cruzando esses dados, haverá uma visão global do potencial que o negócio tem.

Escalada do tipo de negócio

Para escalar um negócio existe um conjunto de ações de diversos setores como a produção, marketing, comercial, logística e fornecedores. Acrescentando, ainda, no caso de startups, o perfil do investidor-anjo, visto que, além de fazer o aporte de capital, ele terá que deter conhecimento para auxiliar no negócio e networking para posicionar o produto no mercado.

Potencial futuro de ganhos

O seu pitch de vendas precisa conter dados relacionados ao mercado-alvo, demanda a ser explorada, as características do produto ou serviço, diferenciais da concorrência e potencial do negócio. Desse modo, o anjo enxergará a estrutura da empresa e em quanto tempo terá seu dinheiro de volta.

Receitas atuais

Dentro dos números apresentados, traga a realidade da empresa no momento, com as receitas atuais e anteriores. Assim, demonstrará que ela está em um processo evolutivo. Isto atrai o investidor.

Seguindo esses passos, sua rodada de investimento ficará mais clara e consistente para que os investidores-anjos entendam o potencial do seu negócio. No entanto, caso haja alguma rejeição, entenda como oportunidade de crescimento e veja o que deve ser melhorado.

Considerou o artigo importante? Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail temas relevantes para seu negócio.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-