Pitch de vendas: o que é, por que é importante e como montar?

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Vender é o objetivo de toda empresa que pretende alavancar os seus negócios e se perpetuar no mercado. Afinal, é com a comercialização dos produtos que se torna possível gerar receitas recorrentes e ter um bom fluxo de caixa para custear as despesas para remunerar os acionistas.

Nessa lógica, os empreendedores precisam ficar atentos aos mais diversos tipos de estratégias que possibilitam gerar cada vez mais vendas. O pitch de vendas, por exemplo, é uma excelente forma de melhorar o desempenho da sua equipe comercial.

Neste artigo, damos algumas dicas estratégicas sobre o pitch de vendas, bem como alguns pontos para o seu desenvolvimento. Quer descobrir como? Continue a leitura! 

O que é um pitch de vendas? 

pitch nada mais é do que um esquema (cronograma) que orienta o vendedor durante as suas negociações. Ou seja, um roteiro com os argumentos e conteúdos que necessitam ser utilizados para a persuasão e o convencimento do seu potencial cliente. 

A criação e a roteirização do pitch de vendas devem ser feitas de forma a orientar a tomada de decisão, e não engessar o trabalho do vendedor. É importante ressaltar que um pensamento muito errado é acreditar que o pitch de vendas aborda somente o período pré-compra. 

É necessário entender que o pós-venda também é um fator preponderante para a fidelização e retorno do cliente outras vezes. O pitch de vendas mal elaborado também pode transparecer intenções ruins e que degradam a imagem da empresa.

A personalização também desempenha um papel muito importante, já que há diversos perfis de clientes diferentes. Pense nesse aspecto! 

Como desenvolver o pitch de vendas da melhor forma? 

Algumas dicas são muito válidas no processo de elaboração de um bom pitch de vendas. Nessa perspectiva, separamos os principais tópicos que você não pode negligenciar na hora de desenvolver esse trabalho. Continue a leitura para descobrir! 

Mapeie o processo da tomada de decisão 

Até que o cliente realmente feche um negócio, é preciso que ele passe por algumas etapas. Isso ocorre de forma semelhante a um funil de vendas. Ou seja, há uma lógica até que ele tenha real conhecimento das necessidades e como o seu produto pode ajudar a solucionar essas demandas. O pitch pode abordar a sequência de passos a ser adotada.

Conheça as particularidades do potencial cliente 

Todo cliente é diferente. Não é possível homogeneizar as características de cada um em um esboço perfeito. Por isso, é necessário ter um bom conhecimento de todas as particularidades e características dos seus consumidores. Isso facilita muito na hora de entregar o que ele espera da sua empresa. 

Demonstre de forma transparente a autoridade da empresa 

Nesse aspecto, é preciso ser idôneo e não formular mentiras para demonstrar as vantagens competitivas da sua empresa. O pitch deve ser claro, envolvente e transparecer as características diferenciais de forma transparente. Afinal, confiança é base para o desenvolvimento de qualquer relação cliente-empresa. 

Como você pôde perceber, algumas estratégias são essenciais para garantir o sucesso nas vendas e a boa relação com o público. Entre elas, o pitch de vendas é imprescindível a quem pretende vender ainda mais e conquistar de vez os clientes recorrentes.

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