O que é LTV? Como calcular seu impacto na startup?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O objetivo de qualquer negócio é conquistar clientes, por isso, quanto mais pessoas você conseguir atrair, melhor. Entretanto, você sabia que é possível medir o quanto um usuário rende e, assim, otimizar suas iniciativas de vendas? É justamente isso que o indicador lifetime value mostra.

No artigo a seguir, você vai conhecer mais sobre o conceito e saber como calculá-lo para planejar o futuro da sua startup e basear suas tomadas de decisão. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é lifetime value e por que ele é importante?

O lifetime value (LTV) é um índice que aponta o potencial médio de receita de cada cliente, determinando seu valor para uma startup.

Basicamente, esse indicador ajuda empreendedores a entender quanto uma pessoa gasta em média com seus serviços ou produtos durante todo o ciclo enquanto ele for seu consumidor.

O LTV é um KPI essencial para gestão de vendas e marketing. Com base nesse número, você consegue:

  • estimar receitas futuras;
  • determinar um orçamento mais preciso para investir em campanhas e divulgação;
  • identificar gaps que possam atrapalhar a retenção, bem como oportunidades para melhorar o relacionamento com os clientes.

Em uma startup, acompanhar essa métrica orienta empreendedores a amadurecer suas estratégias, se preparar melhor financeiramente e refinar o uso dos recursos disponíveis para potencializar a captação e fidelização de usuários.

Como calcular o LTV?

Muitas empresas calculam o lifetime value de acordo com uma fórmula básica que apresenta a média que cada cliente investe em um negócio em um determinado período de tempo.

Contudo, essa abordagem nem sempre é tão útil para startups, uma vez que ela requer conhecimento e números consolidados sobre o histórico de compras dos consumidores de pelo menos 5 anos para ter alta precisão. Muitas startups não têm tanto dados assim, sobretudo as em fase inicial.

Nesse sentido, confira algumas dicas que você pode aplicar para determiná-lo.

Conheça o ticket médio

Veja quanto cada cliente já gastou em sua startup, ou seja, confira os pagamentos já efetivados. Eles nem sempre são iguais ao longo do tempo — uma mesma pessoa pode comprar um produto em um mês e gastar R$ 20,00 e, no mês seguinte, adquirir o dobro. Observe essas variações e defina uma média por usuário.

Trace um período de tempo

Saiba ao longo de quanto tempo cada pessoa pagou por sua solução. Avalie por quanto tempo um determinado cliente continuou comprando com você e quantas vezes ele repetiu essa operação.

Levante os gastos de produção

Calcule quanto sua startup investiu para fazer e distribuir cada produto ou serviço. O objetivo é saber o quanto cada cliente gera de lucro, portanto é crucial saber esses valores para deduzir da receita.

Saiba o custo de aquisição de clientes

Busque saber quanto sua empresa investiu na aquisição de clientes (Facebook ads, Instagram Ads, marketing, atendimento etc.). Esse dado é uma parte importante da conta final.

Aplique os dados em uma fórmula

Com esses dados e variáveis em mente, você pode aplicar a seguinte fórmula:

LTV = (lucro anual gerado por consumidor * nº de anos de relacionamento) – custo inicial de aquisição de cliente

Assim, por exemplo, se em um ano um usuário rendeu R$ 250,00 para sua startup e continuou consumindo por 2 anos (e o custo inicial de aquisição sendo R$ 20,00 por pessoa), seu LTV é: (250 * 2) – 20 = R$ 480,00.

O lifetime value é uma métrica que um empreendedor não pode perder de vista, pois ela reúne dados muito importantes para a manutenção e a sustentabilidade de um negócio, que são: o ticket médio, a quantidade de vezes que um cliente repete uma compra e a longevidade do relacionamento entre empresa e consumidor. Por isso, não deixe de seguir essas dicas e aplicar esse indicador para alavancar seus resultados!

Gostou deste post? Então, nos siga nas redes sociais — Facebook, Instagram e LinkedIn — e continue acompanhando outros conteúdos e novidades!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-