Você sabe o que são operações de marketing? Entenda aqui!

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Quando uma empresa precisa aumentar suas receitas, os gestores logo pensam em vendas. Se é para fortalecer a marca, investem em marketing. Mas quando se fala em clientes, relacionamento com eles, conversões, marketing e vendas, muitos entendem que é a mesma coisa, o que não é verdade. Para entender melhor é preciso saber o que são operações de marketing.

É claro que todos trabalham juntos para que a empresa chegue às suas metas e objetivos. Porém onde termina o trabalho de um e começa o do outro? E qual a relação entre eles? Vamos aprender neste post. Confira!

O que são operações de marketing?

As operações de marketing significam as atividades e processos para executar a função do marketing e fazer o gerenciamento de maneira eficaz e eficiente. As pessoas veem o que o marketing produz e não a forma como opera, pois seu foco está nos processos, esforços e recursos para a entrega do produto finalizado, como:

  • processos são os passos e personagens envolvidos, como ocorrem e tempo disponibilizado;
  • infraestrutura inclui a tecnologia, sistemas, aplicativos e ferramentas, de maneira que elas se integram entre si;
  • pessoas envolve os papéis de cada um, suas responsabilidades e a força de trabalho interna e externa necessárias;
  • recursos, sendo dinheiro, requer orçamentos, gerência ou quem é o dono e como são distribuídos;
  • ativos visam quais são, onde estão guardados, como e onde são usados, acessibilidade e gerenciamento de acordo com a legislação;
  • cultura da empresa busca sua atualidade, pretendida e possível de ser alcançada.

Como e por que as operações de marketing devem estar alinhadas?

Fazer uma boa campanha de marketing com um atendimento falho, colaboradores mal-educados e desinformados traz uma percepção negativa da empresa. Dessa maneira as operações de marketing evitam que isso aconteça. Veja a seguir!

Auxilia na captação de leads

O marketing atrai leads orgânicos para a empresa, que são pessoas interessadas no produto ou serviço dela. Isso é possível porque o marketing tem dados dos clientes para que sua comunicação chegue até ele de forma clara e certeira. Assim, os leads se tornam potenciais clientes que serão preparados para a compra.

Para despertar os leads são utilizadas estratégias de comunicação online e offline, por exemplo o marketing de conteúdo, links patrocinados, SEO, comerciais de rádio e televisão, outdoors etc.

Propõe inovações

O marketing captura o interesse e engaja os sentidos dos consumidores. Os profissionais da área abraçam a tecnologia e aceitam as áreas científicas e analíticas. Desse modo, a quantidade de dados — unida às tecnologias e às operações de marketing — promove o uso dessas informações de maneiras variadas, aprimorando as experiências dos clientes e alcançando bons resultados.

Traz novas oportunidades de vendas

O marketing deve nutrir o lead para qualificá-lo, ou seja, verificar quais são potenciais compradores. Dessa forma, ele vai, em primeiro lugar, encantar os leads e envolvê-los para assim, transformá-los em oportunidades de negócios. Mas quem os transformará em clientes será o setor de vendas, que concretizará a negociação.

Compreende as necessidades

A empresa ou vendedor que se relaciona constantemente com seus consumidores faz questionamentos, leitura dos gestos e expressões, argumenta as objeções e, assim, entende suas necessidades — esses dados importantes o marketing não tem.

Então, os vendedores que detêm essas informações transmitirão ao marketing as avaliações de cada produto e serviço para que todos encontrem a solução de um problema ou de uma necessidade do mercado.

Entende o alinhamento entre operações de marketing e vendas

A junção traz um novo conceito, o smarketing, ou seja, unir o marketing e vendas para que trabalhem em prol dos mesmos objetivos — gerar receita. É preciso que os dois setores façam o alinhamento, afinal se uma empresa tem o marketing e não tem vendas, os leads ficarão perdidos dentro do funil de vendas.

O mesmo ocorre se houver vendas sem marketing: elas também não acontecerão. Por isso, cada um precisa conhecer seu papel, suas responsabilidades e metas dentro do processo.

Conseguiu entender o que são operações de marketing? Elas não estão ligadas somente à publicidade — como muitos acreditam. São mais complexas e envolvem dados e análises para que possam chegar ao consumidor com uma venda quase fechada.

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