Growth hacking: o que é e como fazer de forma eficiente?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Crescer a sua empresa de forma consistente e rápida é praticamente o desejo de todo empreendedor. Isso se torna ainda mais importante quando se trata das startups. Nessa perspectiva, o growth hacking pode ser uma excelente estratégia para quem pretende ter um crescimento acelerado.

Esse termo é um pouco recente no campo do empreendedorismo, mas seu significado remonta algumas coisas já bastante conhecidas. Você sabe o que é ou já implementou o growth hacking? Então, confira todos os detalhes sobre esse assunto no nosso material a seguir. Boa leitura!

O que é growth hacking?

Em primeiro lugar, é necessário compreender o que esse termo significa. Pois bem, ele se resume ao encontro de hacks de crescimento (oportunidades). Ainda achou confuso? Calma, vamos explicar melhor.

growth hacking parte do princípio que existem potencialidades na operação de um negócio que podem ser explorados, de forma a gerar um rápido crescimento. Isso pode ser feito a partir de experimentações e testes. Na prática, seriam formas de encontrar gatilhos e explorá-los de forma a alavancar determinados setores ou toda a empresa em geral.

Quais os benefícios dessa estratégia?

Crescer é um ponto vital para qualquer startup que pretende se perpetuar no competitivo mercado nacional. A partir dessa ideia, não fica difícil entender o porquê do growth hacking ter uma grande importância nesse novo cenário disruptivo e de inovações.

Aproveitar nichos inexplorados, ter mais escalabilidade e otimizar processos são só alguns dos inúmeros benefícios da adoção do growth hacking. Foque nesses aspectos!

Quais empresas utilizam o growth hacking?

Desde pequenos negócios que acabaram de ser criados até gigantes da internet utilizam as estratégias de growth. Veja logo abaixo alguns dos principais cases de sucesso do mercado.

McDonald’s

O McDonald’s conseguiu inovar em um aspecto crucial: a distribuição. Ou seja, não foram mudanças tecnológicas ou adoções de software que possibilitaram um crescimento acelerado. A explicação para essa estratégia foi o crescimento das autoestradas nos Estados Unidos, na década de 50.

Com isso, novas lojas foram abertas nos principais pontos de construção, aumentando exponencialmente as vendas da empresa.

Instagram

O que pouca gente sabe é que o Instagram iniciou suas atividades como Burbn. Outro detalhe importante é que ele oferecia uma grande quantidade de funcionalidades.

Porém, foram feitas mudanças a fim de direcionar o core business do negócio para o compartilhamento de fotos e uso de filtros. Com isso, a rede social alavancou no mundo todo e pôde ser aperfeiçoado.

Quais as dicas para aplicar essa estratégia no seu negócio?

A aplicabilidade e a realização de experimentações são os pontos básicos para quem pretende empregar a metodologia growth hacking no seu negócio. Por isso, a principal dica é a análise global de todas as potencialidades da empresa. Após isso, é necessário verificar janelas de crescimento ou setores que podem ser impulsionados de forma orgânica.

Contar com a ajuda de colaboradores e também de profissionais especialistas em growth hacking são pontos extremamente recomendáveis. Não deixe de analisar essas possibilidades!

growth hacking chegou para ficar. Não há como negar os benefícios e as vantagens em se trabalhar com essa estratégia. Planejar, analisar e implementar são os passos primordiais para quem quer crescer com consistência.

Nosso artigo foi interessante para você? Quer ter acesso a mais informações como estas? Siga nosso perfil nas redes sociais e acompanhe de perto as nossas atualizações! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e também no YouTube!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-